top of page

Doenças da Aorta
 

As doenças da Aorta têm o potencial de complicações de rápida evolução e de alta gravidade.

A principal forma de manifestação são os aneurismas e ectasias, dilatações do calibre da Aorta.

A ruptura ou dissecção da Aorta é condição gravíssima e requer atendimento de emergência.

O tratamento deve ser específico para cada paciente, seja por cirurgia convencional, por endovascular (por cateter), por cirurgia minimamente invasiva ou pela técnica de PEARS.
 

O tratamento dos aneurismas da Aorta pode ser feito por via endovascular ou por cirurgia convencional, a depender da localização e características da doença. Os aneurisma geralmente são assintomáticos, ou seja, o paciente não tem nenhum sintoma específico, descobre a doença por acaso numa consulta médica ou exame de rotina. Infelizmente os tratamentos com remédios não fazem a doença regredir, mas são importantes para tentar frear o avanço do Aneurisma. Por isso é importante seguir acompanhamento médico regular após o diagnóstico.

Pacientes com histórico familiar de Aneurismas, tabagistas, hipertensos e com doenças específicas, tal como síndrome de Marfan, ou valva aórtica bicúspide, devem fazer pesquisa de aneurismas da Aorta.


Ao avaliar um Aneurisma da Aorta, levamos em consideração não apenas o tamanho, mas também a sua localização e possíveis doenças associadas, pois em cada caso já temos tratamentos especializados disponíveis.

 

Os aneurismas da Aorta são divididos didaticamente em: 

- Aneurisma de Aorta Ascendente;

- Aneurisma de Arco Aórtico;

- Aneurisma da Aorta Descendente (Torácica);

- Aneurisma Toracoabdominal (ou transição toraco-abdominal);

- Aneurisma da Aorta Abdominal

É possível realizar tratamento por cirurgia convencional, por via endovascular (por cateterismo) e por cirurgia minimamente invasiva. Recentemente realizamos as primeiras cirurgias de PEARS no Brasil (Personalized External Aortic Root Support), técnica menos agressiva, que preserva a valva aórtica nativa, corrigindo eventual insuficiência da valva aórtica, de grande interesse principalmente para pacientes com síndrome de Marfan, Ehlers-Danlos, valva aórtica bicúspide e outras situações.

Em caso de dúvidas, agende sua consulta

bottom of page